Color logo - no background.png
  • Denise Castro

"Escrever é uma forma socialmente aceita de loucura."


Rubem Fonseca nunca esteve tão certo em suas palavras, escrever é um ato que explora aquilo que mais temos de humano: a imaginação e a razão. E transpor a velocidade do pensamento em palavras não é uma tarefa fácil, requer: orientação, imaginação e disciplina.

A orientação dar-lhe-á as ferramentas necessárias para dissolver as seguintes dúvidas: Como interligar bem as minhas frases? Como ser claro e conciso? Como selecionar meu vocabulário? Como ter bons argumentos? Como superar minha gramática?

A imaginação está ligada às suas decisões, à lógica do pensamento. Tudo que lemos e observamos, leva-nos a uma decisão, a uma opinião, a uma hipótese, logo, se a sua imaginação for bem estimulada – principalmente com a leitura -, esta dar-lhe-á o que é necessário para determinar qual o melhor recurso discursivo, qual o melhor argumento a se construir e desenvolver.

A disciplina é a chave para que os primeiros itens sigam bem avante. Administrar o nosso tempo, os nossos afazeres; ter um foco, um objetivo é a primeira garantia para o sucesso. Não existe “pouco tempo” existe o tempo mal administrado. Se a produção textual é primordial para o seu futuro, pense que é preciso exercitá-la, é preciso ser poliglota no seu próprio idioma; é preciso crer que você consegue usar sua língua materna em qualquer circunstância, em qualquer contexto, em qualquer hipótese.

Este é o papel do professor de línguas, ensinar-lhe a ser eficiente na leitura, na escrita e na comunicação. Não vendo fórmulas, disponho ferramentas para que a loucura mais aceita em sociedade seja produzida com bons argumentos, coesão, coerência; bem pontuada e definida ortograficamente. E para convidá-los a trabalhar, estudar e aprender comigo, nada como (tentar) convencê-los utilizando o vosso próprio propósito, o texto.

#Oinício #Escrita #RubemFonseca #DeniseCastro

11 visualizações
instagram-icon-960.png

Acompanhe também no Instagram @obeabadaescrita

Visite nosso canal no YouTube.

Assine a nossa Newsletter