Color logo - no background.png
  • Denise Castro

Como ser um escritor Produtivo e Ativo?


Quando perguntam-me como consigo escrever com tanta frequência, o primeiro impulso é responder: "Porque eu gosto de escrever, é uma prioridade para o meu bem-estar!"

Entretanto, a vida já provou a Obeabadaescrita que tudo que é dito por impulso e com pressa, tem 99,9% de chance de dar errado ou, pelo menos, ter consequências desagradáveis. Portanto, refleti sobre o assunto e vim aqui dialogar com vocês, meus caros escritores, de forma racional e consciente para ajudá-los a conciliar a escrita ao dia a dia atribulado .

Cutucada

Observaram a imagem acima? Não encontrei uma que pudesse representar também mulheres escritoras procrastinando... será algo peculiar aos homens ou mera coincidência? Brincadeiras à parte, é sabido que não só as mulheres demoraram a ter o direito de escrever e publicar sua criatividade bem como ela, a mulher, também demorou a ser reconhecida pela crítica como um ser com potencial para a arte e a literatura.

Mas voltemos ao ponto x da questão: como ser um escritor produtivo e ativo ?

01. Antes de partir para um livro, ou seja, um projeto literário, crie o hábito de fazer listas. Isso mesmo! Faça listas de tarefas para sua rotina de trabalho e familiar. Faça lista de compras. Anote receitas que deram certo. Tenha um calendário físico ou digital e faça uso dele. Se você criar o hábito de registrar todo e qualquer movimento seu, seu cérebro vai automaticamente transformar a escrita em um hábito tal e qual escovar os dentes. Além disso, você irá começar a se entender melhor, Entender e visualizar aquilo que de fato é uma prioridade. Já há no mercado diversos App, por exemplo, que até organizam a lista por cores, facilitando sua vida visualmente à importância de cada tarefa.

02. Conheça-se melhor e faça escolhas sobre qual ferramenta lhe agrada mais para escrever. Faça testes em vários meios. Anote a frequência de uso em cada um deles e, finalmente, trabalhe o Desapego.

Sabe o ditado "pega mas não se apega"? Então, não fique à espera do caderno perfeito... com a capa mais linda e a folha mais diferente do universo para começar a rabiscar. Pare de esperar um lago e uma cabana para ter inspiração. Se você tiver crianças então... aconselho a se habituar a escrever com "música" para os ouvidos e deixar o silêncio noturno ou matinal para a revisão. Pare de pensar que o computador ainda não é adequado para o ofício (você vai escrever ou fazer design gráfico, editar vídeos?) Ou pior, pare de acreditar que é necessário ler tudo o que há de bom neste mundo para iniciar a escrita. É claro que a leitura é fundamental na vida de um escritor. Muitos de nós começamos pela Mímese, ou seja, imitando nossos autores favoritos. Porém não permita que isto venha a tolir sua iniciativa e continuidade no ato de escrever.

03. Use a modernidade ao seu favor. Talvez você nem sempre ande com um caderninho e uma caneta, mas acredito que sempre terá o seu telefone móvel em mãos. Por que não investir um pouco de seu tempo para investigar quais ferramentas na Web podem ajudar na sua criatividade? Eu uso bastante o Evernote, o OneNote da Microsoft e o próprio bloco de notas do celular. Dentre estes, o Evernote é meu favorito, pois sincroniza com o computador mais rapidamente e tem um layout bem prático. Além disso, ele - e o OneNote também - permitem que eu faça notas de voz. Assim, quando tenho uma ideia e estou numa situação em que não dá pra parar e digitar ou escrever, gravo.

04. Faça fichamentos. Se não sabe bem ao certo o que é isso, assista ao breve vídeo, o primeiro do canal do Beabá. Duvido você ficar sem se mexer com a trilha sonora!

A quantidade de textos que lemos diariamente na Web, nos livros e nos e-books acumula muita informação. Como voltar àquela que seria bem pertinente ao seu texto? Como colocar uma citação bem referenciada?

Não perca tempo, ande com lápis na bolsa, Post-it, marcador de textos coloridos e os App que já disse ou de sua preferência, já instalados no seu celular. Selecione e destaque as ideias fundamentais do texto de seu interesse. Salve citações e monte sua biblioteca de fichamento.

Caso você só tenha o celular em mãos e nenhum App útil para tal, neste instante, faça uma fotografia da página e, com o editor, marque o trecho desejado. Ou, se já tiver o Evernote, crie notas com imagens. Essa dica é válida também para quem gosta de manuscrever. Para evitar que o cachorro coma seu livro manualmente escrito ou que uma criança derrube aquele copo d´água e deixe todo o seu trabalho perdido... Sempre que estiver escrevendo, nas pausas, fotografe seu texto e, de preferência, salve em um lugar seguro, numa Cloud por exemplo.

Veja as ilustrações abaixo de minhas ferramentas:

05. E o quinto e último ponto, antes que me mandem para o quinto dos infernos, é: respeite o seu silêncio e o seu vazio. Tem dias que realmente não sai nada... não adianta forçar, porque se forçar vai dar hemorroida cerebral. Se você já segue os 04 passos anteriormente descritos para ser mais produtivo e, principalmente, ativo; relaxe e goze o tão maravilhoso ócio produtivo. No vazio, outras coisas extraordinárias acontecem.

Lembrete!

É preciso atentar a um outro ponto Coringa. O Ás para fazer esses 05 passos já escritos serem ainda mais efetivos.

Case todas essas atividades com a prática de alguma atividade física. Nosso ofício de escritor exige muitas horas sentado(a), Quando nos chamam de CDF, não há inverdades, pois tem que ter muito "cu-de-ferro" pra ser escritor. Então alongue a coluna... dê uma volta com as crianças, com o cachorro, com você mesmo; dê uma corridinha, coloque um forró e dance na cozinha; bata cabeça com o AC.DC e solte o Fred Astaire ou Ginger Roger que há em você! Isso pode ajudar a oxigenar as ideias e a manter alguma qualidade de vida nesse ritmo acelerado que o século XXI nos proporciona.

Se você gostou dessas dicas, manifeste-se, deixe algo nos comentários! Será um prazer "ouvir" feedbacks. Se ficou alguma dúvida ou deseja acrescentar mais dicas, não exite em perguntar ou compartilhar.

Boa leitura e boa escrita!

#Dicas #Trabalharcomescrita #Produtividade #Administrarotempo #Ferramentasprodutivas #SugestãodeApp

53 visualizações
instagram-icon-960.png

Acompanhe também no Instagram @obeabadaescrita

Visite nosso canal no YouTube.

Assine a nossa Newsletter