Color logo - no background.png
  • Denise Castro

Estás Inspirado?


Inspiração, Vontade ou Iniciativa?

Vamos conversar sobre algo aparentemente abstrato? Saiba desde já que você precisa destes três elementos para a alquimia textual.

Este assunto para alguns é também chamado de dom, para outros de talento... quando para Obeabadaescrita, chama-se trabalho, simplesmente. Todo e qualquer escritor tem suas "vibes", seus ápices de criação os quais podem sim ser chamados de inspiração, no entanto cabe pensar: é ela quem faz o texto surgir e se concluir?

INSPIRAÇÃO

Mas que palavrinha hein? Vive circulando, inundando e pressionando você a escrever algo - ou não. Deixa eu te contar um ponto muito importante, pra começar, inspiração não é o momento de êxtase que boa parte das pessoas denominam, Inspiração é ideia, é convite, é a chamada do papel para você. E deixa eu te contar mais um detalhe, nem sempre as palavras vão desembestar a falar e a aparecer quando a tal inspiração der o ar da graça. Por isso prefiro mesclar os significados e pensar em inspiração como uma ideia repentina, um convite literário e muita vontade de escrever.

O Dicionário Priberam ratifica meu pensamento definindo a palavra, dentre outros contextos, como: "Ideia ou pensamento que surge de repente; a estro."

Este texto, por exemplo, tive a inspiração para escrevê-lo enquanto aspirava a casa, entretanto as palavras foram fluindo e se encontrando alguns dias depois, em pedaços, em meio aos meus blocos de notas, até chegar a hora oportuna para completá-lo e revisá-lo antes da publicação. Inspiração é assim mesmo, um negócio louco que te agarra quando menos esperas, daí a importância de melhorar sua produtividade com algumas dicas que pus aqui: Como ser um Escritor produtivo e Ativo.Já imaginou se os cronistas de jornais tivessem que esperar surgir a inspiração perfeita para publicar semanalmente um texto? Essa palavra faz a nós uma pressão enorme e ainda leva-nos a pensar que fatos sóbrios e maravilhosos são inspiradores, quando pode ser totalmente o inverso. Lembro de em minha adolescência ter um fluxo de escrita maior quando estava triste e, inclusive, achava impossível escrever quando estivesse feliz. Até um dia dialogar com Fernando Pessoa, em frente A Brasileira na cidade de Lisboa e entender a veracidade de seus versos de que​

"O poeta é um fingidor. Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente."

VONTADE

"Somos fingidores, podemos ser." Ele me disse, enquanto tomávamos uma *bica. Porque após a inspiração vem a Iniciativa. Neste instante, as primeiras linhas vão surgir e, nesse ato, você irá descobrir a necessidade de saber mais sobre a tal ideia repentina, virá a vontade de fazer hiperlinks ou uma literatura comparada; virão flashes de memória - das vivências do dia a dia - a se enroscar com a ficção e com a Vontade de traduzir sensações reais ou imaginárias. Neste ir e vir, o lapidar acontece e pode sair, rápido ou lentamente, o tão esperado texto.

INICIATIVA

Agora atentem a um pormenor: se você tem consciência de que escrever é também um trabalho e precisa ter a atenção e disciplina para efetuá-lo com precisão, deve já contra-argumentar comigo que essas ideias repentinas nem sempre são aproveitadas. Muitas e muitas vezes são tiros pela culatra, descobertos apenas no exato momento em que seu quadril se aconchega no assento da labuta. Muita paz e energias positivas nessa hora, você não está sozinho. Deixe quieta a ideia que não se estica e parta para os seus estímulos favoritos. Entenda estímulos como aquilo que normalmente lhe faz apetecer/querer escrever qualquer coisa, um bilhete que seja.

Por isso, é importante conhecer a si mesmo e entender o seu próprio processo de criação. A mim, por exemplo, funciona muito bem estar nos transportes públicos; fazer faxina e a solitude num bar. Brotam muitos pensamentos nestes contextos, cujas experiências se transformam em contos ou crônicas, na maioria das vezes.

Então, surgiu alguma inspiração? Pense sobre o ciclo e Boa Escrita!

#Trabalharcomescrita #Dicas #Inspiração #Iniciativa #Produtividade

41 visualizações
instagram-icon-960.png

Acompanhe também no Instagram @obeabadaescrita

Visite nosso canal no YouTube.

Assine a nossa Newsletter