Color logo - no background.png
  • Denise Castro

Monteiro Lobato, o dia do mestre


Monteiro Lobato, se o tempo desse a Alquimia aos grandes pensadores, hoje - 18 de abril de 2016 - teria ele 134 anos de vida... Um dos autores que cativou minha infância, com as palavras encantadoras e a irreverente Emília. Inclusive, sinto que um dia conheci a versão personificada dela, a escritora Funny Abramovich: baixinha, esperta, meiga e teimosa; uma poderosa contadora de histórias que muito me ensinou sobre a vida literária e sobre ele, Monteiro Lobato, no ano de 2007. Além de Funny, deparei-me também com outra grande estudiosa, a simplicidade em pessoa, Dra. Marisa Lajolo, pesquisadora mais aprofundada neste autor, não há! Vale a pena Lê-las também!

Neste dia de memória, então, queria eu poder falar sobre quem foi Monteiro Lobato, todavia isto o Google e outros pesquisadores já respondem à sua curiosidade e fazem uma explanação suficiente e abrangente sobre quem foi este grande homem de sobrancelhas marcantes. Acredito que melhor do que falar sobre ele é lê-lo! Conheçam as suas obras já hoje imortalizadas, apesar de ter havido por um tempo algumas polêmicas sobre o que ele escreveu e alguns afirmarem existir um possível racismo em seus escritos... tire suas próprias conclusões, permita-se ter um reflexão e uma opinião. A leitura abre caminhos para “as várias vistas de um ponto”. Seja livre de pensamentos e permita-se escolher!

Viajem ao "País da Gramática" com Emília, a língua portuguesa nunca mais será a mesma pra você depois desta leitura, acreditem. Contem histórias para suas crianças, deixem-se levar pela imagem de Dona Benta. Mergulhem nas “Reinações de Narizinho” e deem uma espiada nos “Trabalhos de Hércules”, ou ainda melhor, riam-se e apaixonem-se com “Dom Quixote para as crianças”, já há até uma edição lindíssima ilustrada. Se Cervantes pudesse acompanhar a maestria de Lobato, riam-se ambos sobre o que há de mais humano entre nós: a imaginação e a criatividade.

É isso que sempre dizia aos meus alunos quando alguns vinham fazer-me a seguinte pergunta:

“Como a sra consegue ser tão apaixonada assim por literatura?”

“Porque ela, em meio ao caos, mostra-me o que há de mais humano e poético entre nós, seres humanos.”

Sejamos Lobato, hoje e sempre!

Boa Leitura!

#Leitura #MonteiroLobato #LiteraturaInfantil

12 visualizações
instagram-icon-960.png

Acompanhe também no Instagram @obeabadaescrita

Visite nosso canal no YouTube.

Assine a nossa Newsletter